Após a conquista da NOTA MÁXIMA do MEC em mais 3 cursos, a Univinte Fucap alcança o melhor percentual de aprovados na OAB do Sul de SC.

A deficiência visual é uma doença que atinge cerca de 20.000 habitantes de SC (IBGE 2010), apesar disso a nossa sociedade ainda não está pronta totalmente para atendê-los em suas necessidades, tanto nas ruas quanto em prédios públicos. Quando nos referimos a educação, embora ainda encontrem obstáculos, muitos dos deficientes visuais ocupam cargos em diferentes setores que exigem escolaridade e treinamentos equivalentes aos de qualquer indivíduo.
E é nesse âmbito, que viemos salientar a grande influência que a vida acadêmica trouxe a aluna Kely Andrade de Moraes do 5º Semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário Univinte (Faculdades Fucap). A aluna portadora de deficiência visual, vem desenvolvendo em sua vida acadêmica uma trajetória envolta de aprendizado e desenvolvimento de projetos e eventos que possibilitem a integração e inclusão de deficientes visuais com a comunidade, utilizando dos conhecimentos obtidos em seu curso.
“Não só como profissional, mas nas minhas questões pessoais, o estudo tem agregado muito na minha vida. A cada semestre é um novo recomeço para mim. A cada semestre eu inicio diferente. […] É uma evolução constante e isso é devido ao estudo, a metodologia dos professores, a grade curricular, a tudo!” Esse foi um dos relatos da aluna referente a atuação da instituição de ensino.
Todos os ajustes foram feitos conforme o necessitado pela acadêmica, desde quando iniciou seus estudos, a instituição foi se preparando e se adaptando construindo juntamente com ela o caminho correto para uma inclusão total e completa.
Com a colaboração da Kely, a instituição e seus profissionais, hoje ao receber uma pessoa com deficiência visual, estão capacitados para atender essa demanda. A Univinte no momento conta em sua estrutura, com piso tátil, mapa em braile, vagas exclusivas, áudio books e programas de acessibilidade de computador.
Atualmente, a estudante desenvolveu o evento “I Encontro do curso de Psicologia da Univinte” com um Jantar Dançante, que estará acontecendo nessa sexta-feira, dia 24 de Junho de 2022, na cidade de Laguna, com o intuito de imersão na localidade e disseminação da presença e influência do curso.