ENG. MECANICA

Engenharia Mecânica

Formas de Ingresso

Objetivo do Curso

O mercado de trabalho é bastante abrangente e vem crescendo nos últimos anos colocando a engenharia mecânica em destaque como Indústrias de Energia Elétrica, Cimenteira, Construção Civil, Automotiva, Pesqueira, Processamento de Produtos Agrícolas, Cerâmica, Têxtil, Implementos Rodoviários, Moveleira, Química, Extração Mineral, Metal Mecânica, Petroquímica, Metalúrgica e Laticínios; não se limita a ambientes industriais, pois suas técnicas também podem ser aplicadas em empresas prestadoras de serviços, tais como bancos e hospitais.

Perfil do profissional

Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos; Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; Atuar em equipes multidisciplinares; Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.

Juramento 

Prometo que, no cumprimento do meu dever de engenheiro mecânico, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, wsquecendo-me completamente de que trabalho é para o bem do homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam; colocarei todo meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade; assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus. Prometo dignificar a minha profissão, consciente das minhas responsabilidades, observando o código de ética e o respeito à pessoa humana, objetivando o desenvolvimento social para a grandeza do país.

Coordenador:

Prof. Ms. Franco Wronski Comeli
Doutor em Engenharia (área de concentração – Processos de Fabricação) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE3M/UFRGS – 2019), Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais (área de concentração Metalurgia Física e Mecânica) pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGMAT/UFSC – 2006), graduações em Engenharia Mecânica pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (FASATC – 2012) e Tecnologia em Eletromecânica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL – 2002). É Engenheiro de Manutenção Mecânica da Equipe da Turbina na Empresa Diamante Geração de Energia Ltda. Coordenador dos Cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Faculdade FUCAP em Capivari de Baixo, SC e Professor da Faculdade SATC em Criciúma, SC no curso de Engenharia Mecânica ministrando a disciplina de Ciências e Tecnologia dos Materiais I e Tópicos Especiais em Materiais Metálicos.

Processo Seletivo – Formas de ingresso:

HISTÓRICO ESCOLAR

Válido para 1º ano e 2º ano do Ensino Médio;

ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Com Enem você pagará depois de formado sem juros ou inscreva-se no PROUNI;

REDAÇÃO

Você ingressa na primeira chamada por redação e na segunda chamada consulte o ediltal. O 1º colocado na redação ganha a 1ª mensalidade e concorre a 2 bolsas de 50% no curso escolhido.*

*Não cobramos taxa de matrícula.

Documentos para Matrícula:

Carteira de Identidade; Comprovante de residência; Documento que comprove que está em dia com o serviço militar; Foto 3×4; Certificado de conclusão e histórico do Ensino Médio; Título de eleitor; Certidão de nascimento ou de casamento. Se estiver vindo de outra instituição: Histórico da outra instituição.

Documentação até dia 14/02 para Ensino Médio.

Grade Curricular

Baixar aqui (para quem entrou em 2021/1)

Baixar aqui (para concluintes em 2024/1)

Presencial

Duração: 3602 horas

Turno: Noturno

Disponível em:

Capivari de Baixo.

Investimento: R$1150,20

* Valor com descontos

Informações do Curso

Titulação

Bacharel em Engenharia Mecânica

Atos Regulatórios

Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 274 de 06/01/2022, publicado no D.O.U. nº 7, Seção 1, pág. 95 e 96, em 11/01/2022

Conceito

Nota 4

Duração

10 semestres - 5 anos

Arquivos Importantes​

Coordenação

Local

Av. Nilton Augusto Sachetti, nº 500 – Bairro Santo André – Capivari de Baixo/SC

Contato

(48) 3623-6000

E-mail

francowc@fucap.edu.br

Horário de Atendimento da Coordenação:

Segunda a Sexta: Vespertino e Noturno

Message Us on WhatsApp