FARMÁCIA

Farmácia

Formas de Ingresso

Objetivos do Curso

O curso de Farmácia da Fucap, alinhado ao perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, as características locais e regionais e as novas práticas emergentes no campo do conhecimento do curso tem como objetivo geral:

Formar profissional farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com conhecimento nas áreas dos fármacos/medicamentos, análises clínicas e toxicológicas e alimentos, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva.

O curso de Farmácia da Fucap tem como objetivos específicos:

I- Formar profissionais que atuam tecnicamente, criticamente e eticamente, respaldados em evidências científicas, nos mais altos padrões de qualidade em benefício da sociedade;

II – Capacitar para atividades relacionadas à gestão, produção, qualidade e uso racional de medicamentos;

III – Capacitar para o exercício das atividades relacionadas às Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas;

IV – Desenvolver habilidades de educador e promotor da saúde de forma integrada e contínua as demais instâncias do sistema de saúde e de forma colaborativa com os demais profissionais;

V- Formar profissionais com habilidades técnicas e saberes inerentes ao exercício profissional,

VI – Formar profissionais que reconheçam a importância e o impacto do exercício profissional na saúde da população, na consolidação das políticas públicas e fortalecimento do setor saúde em nosso país.

Perfil do Egresso

O perfil do Egresso do Curso de Farmácia da Fucap, foi concebido de acordo com a DCN do curso, e com as demandas locais e regionais, sendo que este será constantemente reavaliado para atender as novas práticas da área e do mercado de trabalho, através de levantamentos realizados pelo NDE ou da proposição dos docentes do curso, o que acarretará na inclusão de novas competências ou habilidades que atendam tais demandas.

O Curso de graduação em Farmácia da Fucap tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O farmacêutico deverá ser um profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, participação no avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção à saúde.

Campo de atuação do profissional

Áreas de atuação do farmacêutico: Indústrias de medicamentos, cosméticas, de alimentos (controle de qualidade e produção), farmácia clínica, análises clínicas e toxicológicas, farmácias públicas e privadas, de manipulação, de homeopatia, hospitais, setor público, em distribuidoras de medicamentos e insumos, em órgãos de regulamentação e fiscalização ou, ainda, nas áreas de pesquisa e ensino.

Coordenador

Mestre Diego Zapelini do Nascimento

Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Possui Graduação em Farmácia (2017), Graduação em Tecnologia em Gestão Pública (2019), Mestrado em Ciências da Saúde (2019), Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar (2021), Pós-Graduação em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde (2021), Pós-Graduação em Oncologia Farmacêutica (2023). Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Diagnóstico, Imaginologia e Ortodontia, e Estudante do Grupo de Pesquisas Clínicas e Epidemiológicas em Saúde. É professor no Centro Universitário UNIVINTE, sendo Coordenador do Curso de Bacharelado em Farmácia e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa. Professor na Faculdade SENAC, sendo membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. É  Farmacêutico na Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, atuando como Farmacêutico responsável pela implementação do Cuidado Farmacêutico, Farmácia Clínica e Assistência Farmacêutica no Centro de Atendimento Psicossocial II (CAPS II), sendo Diretor Técnico da Farmácia de Dispensação do CAPS II. É autor de livros pelo Grupo Novo Século e membro da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC) Seccional de Capivary..

Processo Seletivo – Formas de ingresso:

HISTÓRICO ESCOLAR

Válido para 1º ano e 2º ano do Ensino Médio;

ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Com Enem você consegue concorrer a bolsas de até 100% com o PROUNI ou financiamento como o FIES;

REDAÇÃO

Você ingressa na primeira chamada por redação e na segunda chamada consulte o ediltal. O 1º colocado na redação ganha a 1ª mensalidade e concorre a 2 bolsas de 50% no curso escolhido.*

*Não cobramos taxa de matrícula.

A descrição ainda está em construção, mas se você se interessou pelo curso, não se preocupe! Para mais informações, ligue para o 3623-6071. Nós estaremos a disposição para sanar suas dúvidas.

Presencial

Duração: 4084 horas

Turno: Noturno

Disponível em:

Capivari de Baixo.

Investimento: R$801,90

* Valor com descontos

Informações do Curso

Titulação

Bacharel em Farmácia

Atos Regulatórios

Autorizado pela Resolução CONSUP nº 007/2022 de 15/06/2022.

Conceito

Nota 4

Duração

10 semestres - 5 anos

Arquivos Importantes​

Coordenação

Local

Av. Nilton Augusto Sachetti, nº 500 – Bairro Santo André – Capivari de Baixo/SC CEP: 88745-000

Contato

(48) 3623-6000

E-mail

prof.diego@fucap.edu.br

Horário de Atendimento da Coordenação:

Segunda a Sexta: Vespertino e Noturno

Message Us on WhatsApp