Univinte promove ação integrada entre cursos da saúde, Medicina Veterinária e Direito

No último dia 25 de maio de 2024, a sede do Univinte foi palco de uma iniciativa inovadora e impactante: a primeira ação integrada entre os cursos da saúde, medicina veterinária e direito. Estudantes e professores se uniram em uma jornada de atividades extensionistas dedicadas ao bem-estar e à saúde da comunidade local.

Acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia se reuniram para oferecer uma ampla gama de serviços e orientações. Desde prevenção de doenças até atendimento preliminar e orientações específicas, como uso racional de medicamentos, alongamentos, cuidados veterinários, orientações nutricionais e consciência da saúde bucal, a ação abordou diversas necessidades da comunidade.

A importância dessa iniciativa para a comunidade é imensurável. Em um único local, os moradores tiveram acesso a cuidados de saúde preventiva, orientações legais, orientações veterinárias para seus animais de estimação e suporte psicológico, entre outros serviços essenciais. Essa abordagem holística não apenas ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também fortalece os laços entre a instituição acadêmica e a sociedade, promovendo uma relação de confiança e colaboração mútua.

Para os alunos envolvidos, essa experiência prática é inestimável. Além de aplicarem na vida real os conhecimentos adquiridos em sala de aula, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, comunicação interpessoal e empatia. Essa vivência vai além do aprendizado teórico, preparando os futuros profissionais para os desafios e demandas do mercado de trabalho, onde a interdisciplinaridade e a capacidade de lidar com diversas situações são cada vez mais valorizadas.

Agradecemos a todos os envolvidos, desde os professores orientadores até os voluntários e apoiadores, em principal a Vida Cotidiana, por tornarem esse evento tão significativo. Que iniciativas como essa continuem a inspirar e beneficiar comunidades ao redor do mundo.