Alunos do Curso de Direito do TJSC Imersos em Sessão de Julgamento no Tribunal

Na última terça-feira, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi o cenário de uma experiência marcante e enriquecedora para os estudantes de Direito. Sob a orientação da sua professora, Ana Melo, os alunos da disciplina de Processo Civil I foram agraciados com a oportunidade única de participar de uma sessão de julgamento no Pleno, acompanhados pelo assessor Cleiton. Recebidos com entusiasmo pelos desembargadores Edir Josias Silveira Beck, Flávio André Paz de Brum e Raulino Jacó Brüning, os alunos se viram envolvidos em um ambiente que até então só conheciam pelos livros.

A imersão nesse ambiente jurídico impressionou os alunos, como testemunha o relato de um deles: “Ao adentrar ao ambiente onde ocorreria a sessão, fiquei instantaneamente absorvido pela seriedade e profissionalismo dos desembargadores. Presenciar a teoria ganhar vida diante de nossos olhos foi uma experiência indescritível.”

O privilégio de participar de uma sessão de julgamento no Pleno do TJSC não passou despercebido pelos alunos, que destacaram a excepcionalidade da oportunidade: “Não me recordo de outra turma que tenha desfrutado de uma experiência tão singular quanto esta. Estar presente no Pleno, praticamente em uma sessão exclusiva para nós, foi algo que jamais esqueceremos.”

A presença dos alunos em uma sessão de julgamento real não apenas enriqueceu seu conhecimento teórico, mas também os motivou a se dedicarem ainda mais aos estudos jurídicos. “Essa vivência reforçou a importância do nosso curso e nos incentivou a valorizar cada instante da nossa formação acadêmica”, expressou um dos alunos.

A experiência proporcionada por Ana Melo e Cleiton no TJSC evidencia a relevância de atividades práticas na formação dos futuros profissionais do direito. Mais do que simples espectadores, os alunos se viram inseridos em um ambiente onde puderam vislumbrar o funcionamento do judiciário e a aplicação concreta do direito. Essa vivência certamente deixará uma marca indelével em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.